sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Nova tecnologia aumenta vida da bateria em até 10 vezes.

 
 
Imagine uma bateria de notebook ou celular que só precisa ser carregada uma vez por semana. Além disso, o carregamento pode ser feito em apenas 15 minutos. Um sonho? Talvez, mas parece estar próximo de ser realizado.
  Pesquisadores da Northwestern University desenvolveram uma tecnologia que pode tornar isso uma realidade dentro de algum tempo. Harold Kung e sua equipe descobriram que, se substituíssem as folhas de silício por pequenos aglomerados da mesma substância, poderiam aumentar a quantidade de íons de lítio que uma bateria consegue suportar. Essa mudança pode aumentar a autonomia da bateria em até 10 vezes.
  Os pesquisadores foram ainda além. Graças a um processo de oxidação química que abre pequenos orifícios nas folhas de grafeno, com larguras variáveis entre 20 e 40 nanômetros, os íons de lítio encontram lugar para ficarem armazenados mais rapidamente. Em termos práticos, isso significa que você poderá carregar seu notebook ou smartphone em apenas 15 minutos.
  Ainda existem problemas a serem resolvidos, no entanto. Após 150 recarregamentos, as bateria perdem boa parte de suas propriedades e consequentemente sua capacidade de armazenar energia. Ainda assim, segundo Harold Kung, mesmo depois de 150 cargas, o que deve demorar um ano ou mais, a bateria continua sendo 5 vezes mais eficaz que as baterias de lítio atuais. 
Os cientistas vem trabalhando ainda no melhoramento dos ânodos, que permitem que as baterias recebem energia, e em uma fora de desligar automaticamente a bateria para evitar incêndio ou explosão se a temperatura se tornar muito elevada. Estima-se que a tecnologia possa chegar ao mercado em cerca de 5 anos. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário